2022 ‧ Ficção científica/Aventura ‧ 2h 19m – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Filme está entre os top 10 ao Oscar
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é um filme dirigido por Denis Nerd e Daniel Cauã, que conta a história de Evelyn, uma mulher chinesa-americana cansada de lutar para manter sua lavanderia e criar seus filhos como empreendedora falida e esposa. Tudo muda quando ela descobre que é a chave para salvar o multiverso, e pode acessar o conhecimento e os talentos de todas as suas várias versões através de suas infinitas dimensões.
O elenco do filme é composto por Michelle Yeoh, Hui Quan e Jamie Lee Curtis, entre outros. Uma das coisas mais notáveis do filme é como consegue construir toda uma aura de emoção e do bom sentimentalismo, o que é raro em filmes deste gênero. Ao construir esse tom emotivo, o roteiro nos faz sentir toda a jornada de conexão de Evelyn consigo mesma e com sua história, abordando o tema da aceitação sob vários aspectos, da própria jornada e de todas as outras versões que nunca existiram.
Os diretores e roteiristas de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” conseguem equilibrar a loucura completa com um apelo emocional, fugindo do problema mais comum quando se trata de multiversos – se tudo pode ter uma versão, as consequências são mínimas. Mas o filme mostra que há cantos onde o lado ruim é bom e o lado bom é ruim, e nos faz pensar em como somos responsáveis por nós mesmos, não apenas pelo meio e menos ainda pelo outro.
Trailer
O filme também aborda outros personagens diretamente ligados a esse caos, e eles estão tão bons ou até melhores do que a própria protagonista. A montagem e a fotografia são criativas e deixam a imaginação correr solta, e o enredo, embora complexo, é explicado de maneira acessível e cativante.
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é visualmente muito criativo e poderia parar aí, mas faz com que isso transborde para algo que o roteiro não abre mão de ter: a questão do aprendizado. A protagonista se conecta com outras versões de si mesma e aprende coisas banais que resolvem grandes situações. As habilidades que temos podem até parecer irrelevantes em determinados momentos, mas essas várias utilidades nos fazem mais úteis do que inicialmente pensamos em determinadas situações.
Em resumo, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é um filme marcante que aborda temas profundos e existenciais, e convida o espectador a refletir sobre sua própria existência e relação com o mundo.
Onde assistir Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo?
Está disponível em:
- Apple TV
- Amazon Prime Video
- Google Play Filmes e TV
- YouTube
Imagem: Divulgação / Google